HomeAgriculturaProdutividade

Chuva irregular atrasa colheita da soja e prejudica plantio de milho

Chuva irregular atrasa colheita da soja e prejudica plantio de milhoChuvas estão ligadas ao fenômeno La Niña. Foto: Agência Brasil

Calor acima da média e os outros impactos que o El Niño nos reserva
Inverno começa com período menos chuvoso em grande parte do país
Ministério chinês tentará ‘criar chuva’ para proteger colheita da seca

André Garcia

Mato Grosso colheu apenas 13,6% da soja cultivada em seu território, número que representa queda de 18 pontos percentuais em relação ao que foi registrado no mesmo período do ano passado. O ritmo lento se deve ao alto volume de chuvas e à baixa luminosidade, principalmente nas primeiras semanas de janeiro.

Os dados são do último levantamento feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e mostram que o atraso já reflete no plantio do milho da segunda safra, que, até agora, foi semeado em só 6% da área estimada de plantio no Estado. Nesta mesma época do ano passado, a semeadura era de 26%.

Em novembro de 2022 o Gigante 163 já havia alertado que as chuvas mal distribuídas e em volume aquém do normal deveriam resultar em rendimento abaixo do projetado. À época uma pesquisa do Imea apontou estimativa de produtividade 0,85% menor em relação ao ciclo passado.

Há vinte dias, em entrevista ao site, o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mamedes Melo explicou que as precipitações, registradas em quase todo Mato Grosso, são consideradas irregulares e estão ligadas ao fenômeno La Ninã, que deve perder força neste mês.

Importante lembrar que a janela ideal do plantio do milho em Mato Grosso vai até o fim de fevereiro.

“Quando analisados separadamente, os meses fevereiro, março e abril ainda mostram possibilidade de chuvas irregulares distribuídas em quase todo o território. Mesmo que o fenômeno não esteja mais atuando, as irregularidades podem acontecer”, disse o meteorologista.

LEIA MAIS:

Rendimento da soja é revisado para baixo por falta de chuva

Chuvas atrasam plantio de milho e algodão em Mato Grosso