HomeAgricultura

Cultivo do maracujá em Nova Ubiratã traz otimismo para agricultor familiar

Cultivo do maracujá em Nova Ubiratã traz otimismo para agricultor familiarMaracujá encontrou solo apropriado em Nova Ubiratã. Foto: Empaer-MT

REM-MT investe R$ 23,5 mi em edital de projetos de sociobiodiversidade
MT usa georreferenciamento para regularização fundiária
Governo mira em desmatadores com pacote que retoma PPCDam

João Batista da Silva investiu no cultivo irrigado do maracujá numa área de dois mil metros quadrados, no Assentamento Rural Cedro Rosa, município de Nova Ubiratã, a 502 km de Cuiabá. O agricultor familiar recebeu o apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e da Prefeitura de Nova Ubiratã na implantação do cultivo com investimento, orientações e acompanhamento.

A previsão do produtor é colher 3,6 toneladas do fruto nesta safra e comercializar mais de 300 quilos do produto para escolas da região e mercados locais por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Apesar de o maracujá ser pouco cultivado na região, a fruta (principalmente a espécie gigante amarelo) tem ótimo potencial e se desenvolve muito bem nas condições de clima e solo. Na parceria, tudo foi decidido de forma coletiva: o tipo de manejo que seria adotado, espaçamento, produção e plantio das mudas, polinização, colheita e comercialização.

Impulsionando os pequenos

João Batista é beneficiário de um projeto que conta com a parceria do Banco do Brasil, Prefeitura Municipal, Empaer e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) com o objetivo de fomentar a assistência técnica para 40 famílias do município e a formação de 40 estudantes do curso de técnico em agropecuário do IFMT.

 “Esse é um projeto que visa gerar produtividade para a pequena propriedade rural e a inclusão socioprodutiva, proporcionando a organização das cadeias produtivas da agricultura familiar, bem como, a geração de emprego e renda para os pequenos produtores rurais e suas famílias”, explica Fabio Carrocini, extensionista da Empaer.

Satisfeito com o resultado, a intenção do agricultor é aumentar a área de cultivo de maracujá para cinco mil metros quadrados.

Fonte: Sema-MT