HomeAgenda

MT participa da reunião anual dos Governadores pelo Clima e Floresta

MT participa da reunião anual dos Governadores pelo Clima e FlorestaEstado vai mostrar práticas que preservam meio ambiente. Foto: Pexels

Centro-Oeste terá chuvas intensas no fim de semana
Combate ao fogo vai contar com brigadistas indígenas na aldeia Urubu Branco
Consórcio de grãos com forrageiras controla plantas daninhas na soja

Entre os dias 7 e 10 de fevereiro, Mato Grosso vai participar da reunião anual do Fórum Global de Governadores Para o Clima e Floresta (GCF Task Force), na cidade de Yucatán, no México. O vice-governador Otaviano Pivetta será um dos painelistas e vai apresentar a experiência do Estado em liderança sobre clima, comunidades e governança. Participam da comitiva a secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, o secretário-executivo da Sema, Alex Marega, e a assessora de Relações Internacionais, Rita Chiletto.

Entre as iniciativas do Estado para promover o desenvolvimento sustentável que serão mostradas estão o projeto Carbono Neutro MT, que tem a meta de neutralizar as emissões de carbono até 2035, e a estratégia Produzir Conservar e Incluir (PCI), que fomenta a eficiência da produção preservando a vegetação nativa.

A secretária de Meio Ambiente será uma das integrantes do painel “Conhecimento, Inovação, & Tecnologia: Impulsionando os limites para uma conservação e desenvolvimento mais eficazes”.

“Vamos mostrar que Mato Grosso é um Estado que conduz sua política ambiental de forma inclusiva, compatibilizando a produção com a conservação dos recursos naturais. No evento, iremos falar sobre a estratégia voltada ao monitoramento e rastreabilidade da madeira nativa, oriunda do plano de manejo florestal sustentável. O manejo é um dos mecanismos de manutenção da floresta em pé com geração de renda”, destaca Mauren Lazzaretti.

Mato Grosso é um dos 39 estados subnacionais que atuam em rede para promover a governança de questões climáticas, a Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (Redd+), com a colaboração crescente entre os membros.

Fonte: Governo de MT