HomeEconomiaPecuária

China anuncia fim do embargo à carne bovina do Brasil

China anuncia fim do embargo à carne bovina do BrasilVendas estavam suspensas desde fevereiro. Foto: Mapa

Exportação de carne em 2022 atinge maior patamar da série histórica em MT
Mapa confirma que caso de vaca louca no Pará é atípico
Arábia Saudita suspende importações de carne bovina de 5 frigoríficos brasileiros

Após reunião do ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, com o Ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa (GACC), Yu Jianhua, nesta quinta-feira 23/3, em Pequim, o governo chinês decidiu que vai levantar o embargo à carne bovina brasileira.

As importações do Brasil estavam suspensas desde fevereiro após a confirmação de um caso isolado e atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecido como mal da “vaca louca”, identificado em uma pequena propriedade no município de Marabá, no Pará.

“Tenho certeza que isso é um passo para que o Brasil avance cada vez mais com o credenciamento de plantas e oportunidades para a pecuária brasileira”, disse Fávaro.

O Valor Econômico divulgou o comunicado publicado no site da GACC.

“Após avaliação, o sistema de prevenção e controle da doença da vaca louca do Brasil está em conformidade com os requisitos relevantes de quarentena e saúde da China, e é decidido permitir que o Brasil retome a exportação de carne bovina desossada com menos de 30 meses de idade para a China a partir de 23 de março de 2023”.

A GACC reiteou que atribui grande importância à suspensão voluntária das exportações pelo Brasil após a identificação do caso. A suspensão durou exatamente um mês.

De acordo com o jornal, a expectativa da comitiva brasileira agora é com a habilitação de mais plantas para exportar para o país asiático. Segundo relatos, as novas habilitações estão sendo avaliadas por critérios técnicos. Ainda não se sabe a quantidade nem quais frigoríficos deverão receber o aval do governo chinês, porém a informação poderá ser confirmada nos próximos dias.

Assista aqui ao comunicado do ministro Fávaro sobre a suspensão do embargo da venda da carne bovina do Brasil à China.

Fonte: Com Agência Brasil