HomeEconomia

Brasil responderá por 25% das exportações de carne de boi em 2023

Brasil responderá por 25% das exportações de carne de boi em 2023Retomada de venda para a China será decisiva. Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

Preocupados com seca, precuaristas tentam segurar preço do boi gordo
Egito faz aumentar exportação de carne bovina de MT em janeiro
UE fecha acordo para reduzir consumo de commodities ligadas a desmatamento

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou na terça-feira, 11/4, que as exportações brasileiras de carne bovina devem ultrapassar 3 milhões de toneladas equivalentes de carcaça neste ano. O montante é quase 4% maior que o embarcado no ano passado e representa praticamente 25% da proteína bovina negociada entre países (12,1 milhões de toneladas). As informações são do Valor Econômico.

A reabertura das exportações para a China deve sustentar a demanda, enquanto outros grandes fornecedores de carne bovina enfrentarão problemas para supri-la.

De acordo com o órgão norte-americano, a produção brasileira deve alcançar 10,57 milhões de toneladas, um aumento de 2,13% no comparativo anual. O mundo produzirá 59,15 milhões de toneladas, menos que as 59,35 milhões de toneladas de 2022.

Mato Grosso

No ano passado, o Estado exportou 605,44 mil toneladas em equivalente de carcaça (TEC) em carne bovina. Volume considerado o maior da série histórica, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Em receita, foi alcançado cerca de US$ 2,75 bilhões.