HomePecuária

Imaflora e Abiec aderem a protocolo de monitoramento socioambiental

Imaflora e Abiec aderem a protocolo de monitoramento socioambientalpara a promoção de uma cadeia de valor sustentável da carne

El Niño faz Mapa atualizar cartilha de programas de apoio ao Seguro Rural
Fávaro recebe mulheres representantes do agronegócio
Sinop busca vencer baixa oferta de alimentos básicos com programa de agroecologia

O Imaflora e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) anunciaram na terça-feira, 6/6, a adesão formal da associação ao Protocolo Boi na Linha, desenvolvido em conjunto com o Ministério Público Federal para estabelecer critérios socioambientais na compra de gado em todo o Brasil.

De acordo com o Imaflora, atualmente, das 39 empresas associadas à Abiec, 16 já aderiram ao protocolo, incluindo as 3 maiores do país. Com a cooperação, o objetivo é levar o padrão para todas as associadas.

A partir de um termo de cooperação técnica entre Imaflora e Abiec, será construído um programa que permita a expansão, de modo progressivo e inclusivo, do uso do Protocolo Boi na Linha em todos os frigoríficos associados à entidade, em todo o território nacional. “Com a representatividade das associadas da Abiec, vamos melhorar o ambiente de negócios, uniformizando procedimentos e critérios de originação no setor”, afirma Marina Piatto, diretora-executiva do Imaflora.

“Esta cooperação é um passo fundamental para a promoção de uma cadeia de valor sustentável da carne bovina no País, levando a expertise já construída pelo Imaflora a todas as nossas associadas”, afirma Antonio Camardelli, presidente da Abiec.

A cooperação entre as duas entidades também vai diferenciar positivamente os associados da Abiec junto aos mercados interno e externo, consumidores, investidores e outras partes interessadas, valorizar a produção agropecuária legal e apoiar os compromissos climáticos do país e o combate à ilegalidade.

“Nossa ambição é ter dentro de um ano todas as empresas atuando na Amazonia dentro do Protocolo, e em dois anos as outras empresas associadas” diz Fernando Sampaio, Diretor de Sustentabilidade da Abiec.

As 16 empresas representam hoje 74% dos abates em frigoríficos de inspeção federal (SIF) na Amazônia e 63% dos abates totais (SIF) do Brasil. A cooperação permitirá o engajamento e treinamento dos frigoríficos associados à Abiec, e potencialmente irá alcançar as 39 empresas, que representam 84% dos abates de inspeção federal na Amazônia Legal, 80% dos abates de SIF no Brasil e 98% das exportações brasileiras.

Fonte: Imaflora