HomeProdutividade

Falta de chuva do El Niño impacta produtividade da soja no Cerrado

Falta de chuva do El Niño impacta produtividade da soja no CerradoEstudo mostra que chove 40% menos durante El Niño. Foto: Mapa

Fogo destrói área 10x maior que desmate na Amazônia
Cerrado lidera desmatamento de vegetação não florestal no Brasil
MT aprova PEC que limita criação de áreas protegidas no estado

Pesquisadores da Embrapa descobriram que o El Niño exerce um forte impacto na produção de soja no Cerrado, reduzindo drasticamente o volume de chuvas durante os meses críticos para o desenvolvimento da cultura.

Ao analisarem dados de quase cinco décadas, de 1974 a 2022, os cientistas concluíram que o volume de chuvas nos anos de El Niño é 40% inferior à média dos anos de La Niña, o que compromete a produção de soja na região. O estudo, publicado na revista Agrometeoros, destaca a importância de considerar o fenômeno climático na tomada de decisões no setor agrícola.

Realizado por Alfredo Luiz, da Embrapa Meio Ambiente (SP), e Fernando Macena, da Embrapa Cerrados (DF),  o estudo mostra que, além de reduzir a produtividade, o El Niño pode comprometer a segurança alimentar ao alterar a quantidade e a distribuição temporal das chuvas.

“Ao impactar diretamente a chuva, ele prejudica o desenvolvimento das culturas agrícolas, influenciando também a propagação de pragas e doenças”, afirma Macena.

Com base nesses resultados, os pesquisadores pretendem desenvolver sistemas de previsão que identifiquem, com antecedência, a influência do El Niño. E, além disso, permitam que os produtores planejem alternativas de manejo, plantio e cultivares para mitigar os prejuízos.