HomeEconomia

Bancos terão regras mais rígidas para financiar o agronegócio

Bancos terão regras mais rígidas para financiar o agronegócioMedida tem como objetivo reforçar o controle ambiental. Foto: CNA

Artigo: Cuidados com o manejo e bem-estar do gado
Brasil já conquistou 18 mercados nos primeiros meses deste ano
Brasil negocia investimento chinês para recuperar pastagens degradadas

Os bancos terão regras mais rígidas para liberar crédito ao agronegócio, segundo decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN). A medida tem como objetivo combater o desmatamento ilegal, exigindo que produtores rurais comprovem a legalidade de suas ações antes de obterem financiamento. Além disso, o uso de empréstimos com juros reduzidos para financiar desmatamentos está proibido. As informações são do Globo Rural.

A partir de 2026, as instituições financeiras deverão consultar uma “lista negativa” elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente. A medida, baseada em dados do Prodes – o sistema de monitoramento de desmatamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) -, identificará propriedades que sofreram desmatamento desde 31 de julho de 2019. Se o nome do produtor constar na lista, será obrigatório apresentar documentos que comprovem que a atividade foi legal para que o financiamento seja aprovado.

Segundo reportagem, a mudança busca reforçar o controle ambiental no setor agropecuário, promovendo práticas mais sustentáveis e alinhadas à legislação vigente. O foco é inibir a degradação ambiental em áreas financiadas e estimular o cumprimento das normas ambientais.

Para especialistas, a medida pode representar um avanço na responsabilidade ambiental do setor financeiro e do agronegócio. No entanto, também há desafios na implementação, como a necessidade de maior fiscalização e o impacto sobre pequenos produtores, que podem ter mais dificuldade em comprovar a regularidade de suas áreas.