HomePecuária

Observar sinais da vaca pode ajudar na produção e no lucro

Observar sinais da vaca pode ajudar na produção e no lucroTécnica Cowsignals ensina interpretrar sinais para melhorar manejo. Foto:Trilux/CNA

Valor da Produção Agropecuária fecha 2022 em R$ 1,189 trilhão
Alta dos custos de produção faz PIB do agronegócio encolher
Agro faz Brasil crescer mais que China no primeiro trimestre

Você sabia que sua vaca dá sinais todos os dias sobre sua saúde e produtividade? Um método chamado Cowsignals (Sinais da Vaca), criado na Holanda e agora chegando ao Brasil, ensina a interpretar esses sinais para melhorar o manejo, aumentar a produção e até reduzir custos.

O método Cowsignals se baseia em seis pontos fundamentais: alimentação, água, iluminação, ventilação, espaço e descanso. Se esses fatores estiverem bem ajustados, o rebanho se desenvolve melhor, produz mais leite ou carne e tem menos problemas de saúde.

Estudos mostram que até 75% do desempenho do gado vem do manejo e do ambiente, enquanto apenas 25% a 30% vêm da genética. Ou seja, pequenas mudanças no dia a dia podem fazer toda a diferença nos resultados.

O engenheiro agrônomo Wiliam Tabchoury, gerente de bovinos da Auster Nutrição Animal, explica a importância dessa abordagem:

“A metodologia científica permite identificar os gargalos no manejo e no ambiente que impactam diretamente a saúde e a produtividade dos animais”, afirmou ao site da Austernutri.

Observar os comportamentos das vacas ajuda a identificar problemas no manejo antes que se tornem prejuízo. Por exemplo, o estado de enchimento ruminal indica se ela se alimentou bem nas últimas 24 horas. Uma caixa torácica cheia demonstra que a nutrição foi adequada na última semana. Já uma boa condição corporal sugere que a alimentação tem sido consistente ao longo de meses. Além disso, se a vaca passa muito tempo em pé ou deitada em excesso, isso pode ser um indício de desconforto no ambiente.

Adotar o Cowsignals pode ajudar a identificar problemas cedo e evitar prejuízos com doenças, baixa produtividade e desperdício de ração. Como explica Tabchoury: “A combinação entre ciência e práticas de manejo pode revolucionar a pecuária, promovendo sustentabilidade e eficiência na produção”.

Com um olhar atento e pequenos ajustes, pode-se melhorar o desempenho do rebanho e garantir mais lucro.