HomeAgenda

Prazo para entrega do ITR 2021 termina nesta quinta, dia 30

Prazo para entrega do ITR 2021 termina nesta quinta, dia 30

Entrega da Declaração do Imposto Territorial Rural termina na sexta
Prazo para envio da Declaração de Imóveis Rurais termina dia 30
Entrega de imposto sobre imóvel rural termina em 30 de setembro

Atenção, produtor mato-grossense. Termina nesta quinta-feira, dia 30 de setembro, o prazo para a entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) referente ao exercício de 2021. Como é sabido, o procedimento é obrigatório para pessoas físicas e/ou jurídicas proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras de qualquer título de imóvel rural, incluindo usufrutuários.

A declaração deve ser feita de forma online, por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, na página da Receita Federal http://www.gov.br/receitafederal.

Também está obrigada a entregar a declaração a pessoa física ou jurídica que, entre 1º de janeiro de 2021 e a data da efetiva apresentação da declaração, perdeu a posse do imóvel rural ou o direito de propriedade pela transferência ou incorporação do imóvel rural ao patrimônio do expropriante.

Segundo a Receita Federal, caso o cidadão não transmita a DITR nesse período, pagará multa de 1% ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido.

Lucas do Rio Verde

De acordo com a Secretaria de Finanças de Lucas do Rio Verde, o tributo é de responsabilidade da Receita Federal, para quem o munícipe deve realizar o pagamento. Entretanto, é necessário procurar a pasta para solicitar a pauta do ITR, ou seja, o valor do imposto.

No ano passado, as propriedades rurais luverdenses geraram a arrecadação, por meio do ITR, de R$ 5,2 milhões. A previsão é que neste ano a receita fique em R$ 5,3 milhões, aproximadamente.

A Prefeitura firmou um convênio com o Governo Federal para que 100% da arrecadação com o ITR retornem para o município. Deste valor, ficou estabelecido que 25% sejam destinados para a Educação e 15% para a Saúde. O restante do valor pode ser usado em qualquer custeio, manutenção pública ou investimentos.

O contribuinte deve procurar seu contador para fazer a declaração. A Secretaria de Finanças já deixou disponível aos contadores e entidades os valores da VTN – Valor de Terra Nua – para o exercício de 2021.

As informações sobre o VTN podem ser solicitadas por e-mail fiscalizacao@lucasdorioverde.mt.gov.br, pelos telefones (65) 3548-2336/2337/2330/2322 ou ainda via whatsapp (65) 99248-0210 ou (65) 99214-1636.

Fonte: Receita Federal e Prefeitura de Lucas do Rio Verde