HomePantanal

Fundo Pantanal: inscrições para entidades de MS até 12 de março

Fundo Pantanal: inscrições para entidades de MS até 12 de marçoPrograma terá recursos geridos pelo poder público e entidades (Foto:Instituto do Homem Pantaneiro)

Você sabia? Queimadas deixam ar nocivo para 20 milhões no País
Efeito tarifaço? China turbina compras de soja brasileira
Uso sustentável da biodiversidade para bioeconomia na pauta do G20

O Governo do Mato Grosso do Sul está com inscrições abertas até quarta-feira, 12, para a seleção dos integrantes do Comitê Gestor do Fundo Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Pantanal, conhecido como Fundo Clima Pantanal. Criado pela Lei do Pantanal, sancionada no final de 2023, o Fundo tem como objetivo financiar ações de preservação ambiental e incentivar práticas sustentáveis na região.

Com um aporte inicial de R$ 40 milhões do governo estadual, o Fundo também busca captar doações internacionais e contribuições de empresas, seguindo o modelo do Fundo Amazônia.

O principal foco será a remuneração por serviços ambientais, beneficiando proprietários rurais do Pantanal que adotem práticas de conservação da biodiversidade e dos recursos naturais. Além disso, parte dos recursos será destinada para pesquisas científicas e apoio a comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

Inscrição para o Comitê Gestor

O Comitê Gestor do Fundo contará com representantes de diferentes setores, incluindo produtores rurais e ambientalistas. As entidades interessadas devem ter sede no Mato Grosso do Sul e comprovar atuação na região pantaneira nos últimos dois anos.

Para participar, as organizações devem se inscrever até o dia 12 de março, enviando a documentação exigida para o email contatopsa@semadesc.ms.gov.br. O edital completo está disponível no Diário Oficial do Estado e pode ser acessado no link aqui.

A seleção seguirá o seguinte cronograma:

. 12 de março – Prazo final para inscrição das entidades;
. 13 de março – Divulgação da lista de inscrições aceitas;
. 14 de março – Prazo para apresentação de impugnações;
. 17 de março – Publicação da lista definitiva e sequência do processo eleitoral.

Os membros escolhidos terão mandato de quatro anos, com possibilidade de uma recondução.