HomePantanal

Expedição Pantanal Tech discute futuro sustentável da região

Expedição Pantanal Tech discute futuro sustentável da regiãoExpedição tratou de produção sustentável, turismo e políticas públicas. Foto: Governo MS

Governo lança pacto para conter crise causada por incêndios no Pantanal
Operação atua contra extração ilegal de ouro em Mato Grosso
Denúncia sobre “dia do fogo” resulta em operação em Colniza

A Expedição Pantanal Tech percorreu, entre os dias 27 de maio e 1º de junho, sete sub-regiões do Pantanal sul-mato-grossense: Aquidauana, Porto Murtinho, Nabileque, Miranda, Abobral, Nhecolândia e Corumbá.

Ao longo de seis dias, pesquisadores, gestores, empresários e representantes de instituições públicas e privadas se reuniram para trocar experiências e construir soluções para o desenvolvimento sustentável da região.

Organizada pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em parceria com o Instituto Viva Pantanal, a jornada teve início em Aquidauana, com acolhida na UEMS e visita ao Morro do Paxixi. Em cada cidade visitada, foram realizados painéis, vivências e encontros com a comunidade acadêmica e a população local.

A expedição abordou temas como pesca esportiva, aquicultura, pecuária sustentável, agroecoturismo, agricultura familiar, ecoturismo, Rota Bioceânica e políticas públicas voltadas à sustentabilidade.

Inclusão produtiva no debate

A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) participou da expedição com sua equipe técnica e a diretora-presidente Marina Dobashi. A fundação levou para o debate temas como inclusão produtiva, qualificação profissional e ampliação das oportunidades de trabalho no interior do estado.

Durante o encontro em Porto Murtinho, Dobashi destacou, por exemplo, os mais de R$ 650 milhões em investimentos do Governo do Estado ao longo da Rota Bioceânica, voltados à infraestrutura, educação, saúde e cultura.

O reitor da UEMS, Laércio Alves, reforçou a importância da integração entre os setores participantes.

“A união desses expedicionários pode gerar soluções reais diante dos grandes investimentos que já estão acontecendo, como a Rota Bioceânica. É um marco histórico de escuta, integração e ação”, disse.

No encerramento da expedição, em Corumbá, a equipe da Funtrab se reuniu com representantes da Casa do Trabalhador e da Prefeitura Municipal. O objetivo foi alinhar ações e fortalecer as políticas de empregabilidade na cidade.

“Estamos comprometidos em garantir um atendimento cada vez mais eficaz, humano e alinhado às realidades locais, promovendo a dignidade do trabalho e o desenvolvimento regional”, afirmou Dobashi.