O plantio da safra de soja 2025/2026 está autorizado em importantes estados do Centro-Oeste. No entanto, o início da semeadura ocorre em meio à expectativa e cautela dos agricultores, já que as condições climáticas não são as ideais em todas as regiões do país. Segundo a consultoria Tempo OK, a umidade do solo ainda está abaixo do normal na maioria dos estados. As informações são do Estadão Agro.
Em Mato Grosso, o maior produtor de soja do país, o fim do vazio sanitário ocorreu no domingo, 7 de setembro. Lucas Costa Beber, presidente da Aprosoja-MT, prevê produtividade menor em razão da incidência do fenômeno La Niña e das chuvas irregulares.
“Dificilmente, vamos chegar num ano de produtividade como o atual, que realmente surpreendeu, tanto no milho quanto na soja”, afirmou ele.
O plantio no estado deve começar de forma mais tímida e só deve acelerar na última semana de setembro, principalmente ao longo da BR-163. Em outras áreas produtoras, como Parecis, Araguaia e o sul do estado, a chuva deve se consolidar a partir da segunda semana de outubro, segundo o meteorologista Celso Oliveira.
Em Goiás, o fim do vazio sanitário é em 25 de setembro, mas as condições para o plantio, com muito calor e chuvas isoladas, só serão favoráveis a partir da segunda semana de outubro.
Já no Mato Grosso do Sul, com a semeadura autorizada a partir desta terça-feira, 16/9, a previsão é de que a chuva se intensifique no sul do estado na terceira e última semana de setembro. No nordeste do estado, a precipitação deve se consolidar a partir da segunda semana de outubro.