HomeEconomiaAgricultura

Exportações de soja em MT batem recorde no 1º semestre

Exportações de soja em MT batem recorde no 1º semestreOs envios de soja somaram 20,12 milhões de toneladas. Foto: Porto Paranaguá

Liberado estoque de carne que chegou à China antes do embargo
Agro brasileiro mais perto de fechar bons negócios com a China
Transporte e armazenamento inadequados podem afetar qualidade da soja

As exportações de soja em Mato Grosso atingiram recorde no 1º semestre de 2022, segundo os dados da Secex. Os envios de soja chegaram ao acumulado de 20,12 milhões de toneladas no primeiro semestre, incremento de 0,72% ante o mesmo período do ano passado. As informações são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O maior volume exportado está atrelado ao recorde na produção do Estado e à quebra da safra sul-americana. Entre os principais compradores da oleaginosa, destaque para a China, que, apesar do menor apetite observado nos últimos meses devido à política de zero Covid-19, o acumulado dos envios avançou 11,03% no comparativo anual.

Além disso, a representatividade da China aumentou 9,85 p.p. no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado, participando em 2022 com 57,64% das compras da soja de Mato Grosso. Por fim, é historicamente observada uma redução nos envios no segundo semestre devido à menor oferta do grão.

No entanto, com o atraso na venda da soja neste ano e com o dólar apresentando trajetória de valorização, as exportações para os próximos seis meses poderão apresentar novo recorde para o período.

Fonte: Imea