HomeEcologia

Incêndios já consumiram mais de 15% do Pantanal neste ano

Incêndios já consumiram mais de 15% do Pantanal neste anoMais de 371 mil hectares foram destruído em terras indígenas. Foto: CBMMS

Agricultura amplia períodos de vazio sanitário da soja para 2022
Startup aposta na preservação do Cerrado para acelerar ganhos
Consumo de carne bovina deve cair ao menor nível em 26 anos no Brasil

Desde o início do ano, 2,3 milhões de hectares, o equivalente a 15,61% do Pantanal, já foram atingidos pelos incêndios que afetam o bioma, segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ).

E a situação pode piorar e muito, já que, de acordo com o informativo, até sábado, 31, a maior parte da região voltará a apresentar condições climáticas que dificultam o combate a incêndios mesmo por meios aéreos, com alta velocidade de propagação do fogo.

As terras indígenas são as mais atingidas, com mais de 371 mil hectares destruídos. A Terra Indígena Kadiwéu, por exemplo, perdeu mais de 357 mil hectares para o fogo. A perda de habitat ameaça a sobrevivência de diversas espécies de animais e plantas, além de afetar diretamente as comunidades tradicionais que dependem dos recursos naturais do Pantanal.

Na última terça-feira, 27, o Supremo Tribunal Federal determinou o prazo de 15 dias para que o governo federal reforce o número de pessoas e de equipamentos no combate ao fogo no Pantanal e na Amazônia.

No mesmo dia, o governo federal publicou portaria autorizando o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) a estruturar brigadas temporárias em municípios de 18 estados e do Distrito Federal, com equipes que podem variar de 13 a 25 profissionais, além de contratar equipes especializadas de pronto emprego, com mobilização em menos de 24 horas.