HomeEcologia

MT enfrenta incêndios florestais em várias cidades

MT enfrenta incêndios florestais em várias cidadesUso do fogo para limpeza e manejo de área rural está proibido no estado. Foto: Secom-MT

Incêndio atinge 5 mil fardos de algodão e causa prejuízo de R$ 20 mi
Queima para renovação de pasto traz prejuízo milionário a produtores
Bombeiros de MS atuam em parceria com a Nasa

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) está mobilizado no combate a 11 incêndios florestais em diferentes municípios do estado. Do total, seis são focos de longa duração, enquanto os outros cinco tiveram início recentemente.

As equipes seguem atuando em Água Boa, Santa Terezinha, Torixoréu, Novo Mundo, Chapada dos Guimarães e Nossa Senhora do Livramento. Novos focos foram registrados em Comodoro, Nova Monte Verde, Cotriguaçu, Pontes e Lacerda e Nova Maringá. Em todas as áreas, o trabalho conta com o apoio de máquinas pesadas e caminhões-pipa para conter as chamas e proteger vidas, propriedades rurais e o meio ambiente.

Fiscalização e monitoramento

O CBMMT também monitora 29 focos de calor ativos no estado, sendo que 11 correspondem a incêndios florestais. Destes, dois atingem a Terra Indígena Nambikwara, em Comodoro, e, por serem em área federal, dependem do acionamento dos órgãos competentes para o combate. Os outros 18 focos restantes são queimadas irregulares.

O monitoramento faz parte da Operação Infravermelho, que utiliza imagens de satélite e outras tecnologias para identificar e atuar de forma preventiva em áreas de risco. A operação também busca responsabilizar os infratores pelo uso ilegal do fogo.

Em todo o estado, o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais está proibido. No Pantanal, a restrição vai de 1º de junho a 31 de dezembro, enquanto na Amazônia e no Cerrado, de 1º de julho a 30 de novembro. Em áreas urbanas, o uso é proibido o ano inteiro. Em caso de incêndio, a orientação é ligar imediatamente para o 193 ou 190.