HomeEcologia

Decreto confirma CAR administrado por Gestão e Meio Ambiente

Decreto confirma CAR administrado por Gestão e Meio AmbienteDiretoria será responsável pela gestão do cadastro em âmbito federal. Foto: Agência Brasil

Ferramenta vai facilitar confecção e validação do Cadastro Ambiental Rural
Tocantins recebe 155 mil euros da UE para implantar Selo Verde
Grandes propriedades são as que mais usam CAR para grilagem

De acordo com um decreto divulgado recentemente, a administração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no governo Lula será de responsabilidade da Secretaria Extraordinária para a Transformação do Estado, vinculada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), em colaboração com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A norma também criou a estrutura da Diretoria do Cadastro Ambiental Rural, no âmbito da Secretaria, e formalizou as mudanças aprovadas pelo Congresso Nacional na estrutura da Esplanada dos Ministérios.

Inicialmente, o CAR seria integralmente responsabilidade do MMA. De acordo com o Globo Rural,  o cadastro foi deslocado para o MGI, após pressão da bancada ruralista. Com o decreto, a Pasta da ministra Marina Silva mantém participação ativa na administração dessa política. No governo passado, o Ministério da Agricultura era o responsável pela gestão desses registros, que já somam mais de 7,2 milhões em todo o País.

De acordo com o MGI, dentre as competências da Diretoria do CAR está a de gerir o cadastro em âmbito federal, como infraestrutura pública digital, em articulação com a Secretaria de Governo Digital (SGD/MGI); e adotar as medidas administrativas, técnicas e tecnológicas necessárias à acessibilidade e à transparência dos dados públicos do CAR e à integração das bases de dados dos entes federativos à base de dados do CAR em âmbito nacional.

Além disso, cabe à Diretoria promover o acesso dos demais órgãos públicos aos dados do CAR, aprimorar continuamente a infraestrutura tecnológica do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural – SICAR; integrar, no âmbito do SICAR, os dados e as informações relativas às propriedades e às posses rurais registradas no CAR e nos demais cadastros e bancos de dados relacionados com o planejamento territorial, ambiental e econômico dos imóveis rurais; e apoiar a implementação do CAR junto aos entes federativos.

As ações deverão ser realizadas em articulação com a SGD/MGI e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.