A exploração sustentável da Amazônia pode gerar cerca de R$ 40 bilhões ao PIB do Brasil, criar 312 mil empregos e conservar 81 milhões de hectares de floresta. Esses são os destaques do SBCOP Legacy Report, documento apresentado pela Confederação Nacional da Indústria durante o primeiro dia de programação oficial da COP30, em Belém (PA). 

O SBCOP é uma aliança global formada por empresas, instituições e parceiros estratégicos de todo o mundo e foi criada no ano passado durante a COP29, no Azerbaijão.
O estudo sintetiza a articulação de oito grupos de trabalho, que cobriram desde bioeconomia e transição energética até finanças e empregos verdes. Destacando que, inclusive, mineração, energia e agronegócio, praticados de maneira sustentável na Amazônia, também contribuem para os valores e números apresentados no relatório.
O documento também traz considerações sobre dois temas que influenciaram os debates da iniciativa: saúde e contabilidade de carbono, que é o processo de medição, análise e relato das emissões totais de gases do efeito estufa. A SBCOP mobilizou empresas em 60 países e reuniu mais de 600 casos considerados de sucesso para “comprovar a viabilidade de soluções sustentáveis já desenvolvidas pelo setor privado”.
Para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental na Amazônia, o relatório propõe um plano de ação estruturado em cinco pilares: definição de políticas públicas e marcos regulatórios; fornecimento de financiamento e incentivos; fortalecimento das cadeias de valor; entrega de serviços essenciais; e promoção de empregos e habilidades verdes.
Fonte: Agência Brasil

