HomeEconomia

Importadores dos EUA querem isenção da carne brasileira

Importadores dos EUA querem isenção da carne brasileiraCarne brasileira é utilizada na produção de hambúrgueres. Foto: Agência Brasil

Agro brasileiro mira a China para ampliar mercados
Frigoríficos defendem modelo da cota Hilton para carne bovina na China
Gigantes da carne se adiantam para manter mercado global

Os importadores de carne dos Estados Unidos querem reverter as tarifas impostas à carne brasileira. A entidade tem atuado em diálogo constante com a Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) em busca de soluções para o impasse comercial, estabelecendo contatos com parlamentares republicanos e democratas, além de buscar aproximação com assessores de Donald Trump. As informações são da CNN.

Os importadores estão trabalhando para demonstrar os impactos negativos que a medida pode causar ao mercado norte-americano, especialmente nas redes de fast food.

A tarifa de 50% afeta diretamente o uso da carne da dianteira do boi, um corte específico da carne bovina brasileira amplamente utilizado na produção de hambúrgueres.

De acordo com eles, a medida pode resultar em aumentos significativos nos custos de produção desses estabelecimentos, gerando prejuízos que a associação busca evitar com sua intensa atuação no cenário político americano.

Embora a carne não tenha sido isenta,  a Abiec considerou a extensão do prazo para a tarifa adicional de 40% sobre a carne brasileira como uma medida positiva. A prorrogação garante que as cargas já em trânsito ou nos portos, estimadas em 30 mil toneladas, possam chegar aos Estados Unidos a tempo, sem serem afetadas pela nova alíquota. O prazo para a entrada em vigor da tarifa é 5 de outubro, mas se aplica apenas a produtos embarcados em até sete dias.