HomeAgricultura

Ministério da Agricultura instala gabinete em Mato Grosso

Ministério da Agricultura instala gabinete em Mato GrossoEstado é o maior produtor de grãos do Brasil. Foto: Wenderson Araújo

Reunião do G20 em MT tem maior adesão de ministros da história
Governo lança programa de proteção cambial para investimentos verdes
G20 aprova princípios para um comércio mais sustentável

Desde segunda-feira, 2/9, as principais atividades do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) serão desenvolvidas a partir de Mato Grosso, por ocasião das reuniões técnica e ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20, na próxima semana.

Conforme a Portaria Mapa n° 715 de 2024, publicada no Diário Oficial da União (DOU) que circula nesta segunda-feira, ficam designados a atuar no estado o chefe de gabinete, secretários executivo; de Defesa Agropecuária; de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo; de Política Agrícola e de Comércio e Relações Internacionais, além dos chefes das Assessorias Especiais de Comunicação Social e de Assuntos Parlamentares e Federativos e consultor jurídico.

O gabinete do Mapa funcionará em Mato Grosso no período de 2 a 7 de setembro em Cuiabá e de 8 a 15 no município de Chapada dos Guimarães, sede da reunião do GT Agricultura do G20.

As reuniões do G20 no estado serão realizadas nos dias 10 e 11 (técnica) e 12 e 13 (ministerial).

Com a participação de ministros da agricultura e áreas correlatas das principais economias do mundo, o encontro do G20 debaterá a participação do setor em temas como a segurança alimentar e nutricional do planeta e a adaptação às mudanças climáticas.

Considerado o maior produtor de grãos do país e, ainda, detentor do maior rebanho bovino, Mato Grosso foi escolhido para sediar a reunião do GT Agricultura devido à sua importância no agricultura sustentável, tendo em vista os três biomas presentes no estado: Amazônia, Cerrado e Pantanal.

Fonte: Mapa