HomeAgricultura

Ministério da Agricultura registra 50 defensivos agrícolas

Ministério da Agricultura registra 50 defensivos agrícolasDo total, 25 são biológicos, sendo nove para ser usado na agricultura orgânica. Foto: CNA

Agroxtóxicos comprometem qualidade do ar no Cerrado
Mapa publica lista de 28 processos com prioridade de registro de agrotóxicos
Produção de soja perde eficiência com uso cada vez maior de insumos

O Ministério da Agricultura registrou 50 defensivos agrícolas formulados, dos quais 25 biológicos, sendo nove aprovados para uso na agricultura orgânica. O Ato nº 38 do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária foi publicado nesta terça-feira, 30, no “Diário Oficial da União”.

“Com o registro desses produtos hoje, já somam 69 produtos de baixa toxicidade registrados em 2022”, disse a pasta em nota.

Entre os produtos registrados está uma alternativa para o manejo de populações resistentes de mosca-branca, e outro para controle das lagartas Spodoptera frugiperda e Scaptocoris castanea.

Para a agricultura orgânica foram ofertados nove produtos, dentre eles o parasitoide Tetrastichus howardi, a vespinha parasitoide Telenomus podisi e os fungos Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae.

“Já em relação aos produtos químicos registrados, pela primeira vez um produto formulado à base do ingrediente ativo Espiropidion será ofertado aos agricultores. Trata-se de um inseticida que estava em análise desde 2018 e é recomendado para o controle de pulgão, trips e mosca-branca nas culturas do algodão, feijão, soja e tomate”, disse o Ministério.

Fonte: Estadão Conteúdo