HomeAgriculturaProdutividade

Fertilizante à base de enxofre aumenta produtividade da soja

Fertilizante à base de enxofre aumenta produtividade da sojaDe liberação controlada, fertilizante permite entrega gradual de nutrientes. Foto: CNA

Protetor solar para plantas aumenta produtividade no campo
Estudo da Embrapa quantifica emissão de metano em arroz irrigado
Embrapa desenvolve método para calcular sequestro de carbono na pecuária

Um fertilizante inteligente e ecológico, de liberação lenta, capaz de aumentar a biomassa da soja, é a mais nova descoberta de pesquisadores brasileiros e alemães. Parceria entre a Embrapa Instrumentação (SP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e o instituto alemão Forschungszentrum Jülich, o produto se mostrou alternativa eficiente às fontes comerciais solúveis e benéficas para o desenvolvimento da soja, embora sejam necessárias mais pesquisas para conhecer melhor os efeitos do composto St/PS nas plantas.

A seguir, um resumo do que o desenvolvimento do fertilizante revelou:

  • É capaz de aumentar em até 10 vezes a biomassa da soja quando comparado a sistemas convencionais de adubação.
  • Utiliza o enxofre, rejeito da indústria do petróleo, para liberar uma fonte natural de fósforo denominada estrutiva, oriunda de resíduos urbanos.
  • O composto, denominado estruvita-polissulfeto (St/PS), foi testado na cultura da soja, por usa importância agronômica e alta dependência de fertilizantes. 
  • Além de sustentável, o novo fertilizante é de liberação controlada, o que permite a entrega gradual de nutrientes de forma mais compatível com os ciclos da cultura.
  • Mostra potencial para reduzir a dependência brasileira de fertilizantes importados.

Com uma área plantada em torno de 70 milhões de hectares, o Brasil ocupa a quarta posição entre os consumidores de fertilizantes do planeta, sendo o maior importador.

Fonte: Embrapa