HomePecuária

Exame descarta suspeita de gripe aviária em MT

Exame descarta suspeita de gripe aviária em MTO Indea intensificou as ações de fiscalização e monitoramento. Foto: Indea

Conab espera queda na produção de grãos por causa do clima
Produtores temem infestação de cigarrinha diante alta incidência de milho tiguera
Produção global de alimentos sob os impactos do El Niño

O caso suspeito de gripe aviária em aves domésticas de Nova Brasilândia teve resultado negativo, confirmou na segunda-feira, 19/5, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). A análise, feita em laboratório do Ministério da Agricultura (Mapa), garante que Mato Grosso segue sem a doença.

O Indea intensificou as ações de fiscalização sanitária e monitoramento a fim de impedir que a gripe aviária  ingresse em Mato Grosso após a confirmação pelo Mapa de um caso de influenza aviária  em granja comercial na cidade de Montenegro (RS).

Outras suspeitas já descartadas pelo Mapa incluem Gracho Cardoso (SE) e Triunfo (RS). Casos seguem em investigação em Aguiarnópolis (TO), Salitre (CE), Ipumirim (SC) e Estância Velha (RS).

Vinte países suspenderam a importação de carne de aves do Brasil. México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, Uruguai, Malásia e Argentina suspenderam de todo o Brasil. Já China, União Europeia, África do Sul, Rússia, Peru, República Dominicana, Bolívia, Marrocos, Paquistão e Sri Lanka também aplicaram suspensão nacional devido a protocolos sanitários.

Reino Unido, Cuba e Bahrein, por sua vez, restringiram apenas o estado do Rio Grande do Sul, enquanto outros países aplicam restrições regionalizadas.

O Mapa alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. De acordo com a pasta, a população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo.