HomeEcologia

Polícia Federal destrói maquinários durante operação contra garimpo ilegal em terra indígena de MT

Polícia Federal destrói maquinários durante operação contra garimpo ilegal em terra indígena de MTRegião é conhecida por intensa atividade de extração ilegal de minério. Foto: PF

Batalhão Ambiental prende homem por crime ambiental em MT
Acusado por crime ambiental em MT tem 2º pedido de prisão negado
Operação apreende caminhões com madeira em terra indígena do MT

A Operação Alfeu VIII da Polícia Federal, que tem o objetivo de combater crimes ambientais,  destruiu, na segunda-feira 12/12, maquinários usados em garimpo ilegal na Terra Indígena do Sararé, em Pontes e Lacerda (a 483 km de Cuiabá). Foram inutilizadas duas retroescavadeiras e quatro motores utilizados no garimpo ilegal.

Segundo a Polícia Federal, a terra indígena é bastante conhecida pela intensa atividade de extração ilegal de minério.

Realizada em parceria com os órgãos de segurança pública e de fiscalização, como a Força Nacional de Segurança (FNS), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Fundação Nacional do Índio (Funai), a operação visa a paralisação da atividade criminosa através da retirada ou inutilização dos maquinários utilizados na extração ilegal de minério.

A destruição dos maquinários garante a desaceleração do desmatamento decorrente da atividade garimpeira e descapitalizar os financiadores da atividade ilegal, haja vista o elevado valor a elas agregado, segundo a PF.