HomeProdutividadePecuária

MT tem 406 propriedades com gado bovino aptas a exportar para UE, diz Indea

MT tem 406 propriedades com gado bovino aptas a exportar para UE, diz IndeaBrasil tem 1.335 propriedades inscritas no Sisbov. Michel Alvim/Secom-MT

BNDES amplia fiscalização sobre abate de bovinos em novos contratos
Com desmatamento recorde, Cerrado preocupa mais que Amazônia
MT discute redução de dependência de fertilizantes importados

Mato Grosso soma 406 propriedades com gado bovino rastreados e aptos para exportação a países mais exigentes, como os integrantes da União Europeia (UE). O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) aponta, em nota, que o Estado tem o maior rebanho rastreado dentro do Sistema Brasileiro de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (Sisbov), do Ministério da Agricultura e Pecuária.

“No Brasil, há 1.335 propriedades inscritas no Sisbov, ou Eras (Estabelecimento Rural Aprovado no Sisbov), como são conhecidas. Quase um terço delas (30%) estão concentradas em Mato Grosso, isto é, fazendas com animais rastreados”, diz o Indea.

Mato Grosso tem cerca de 33 milhões de cabeças de gado bovino e aproximadamente de 5,7 milhões estão no Sisbov. Os animais rastreados são, em sua maioria, nelore ou cruzamento com a raça.

Apesar de ser uma atribuição do Ministério da Agricultura e Pecuária, em Mato Grosso o Indea também realiza as auditorias de certificação e habilitação para exportação. Somente em 2022 foram realizadas 58 auditorias.

“Para habilitação da propriedade, é necessária a aprovação em auditoria realizada pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO), pelos auditores do Ministério da Agricultura e Pecuária e do Indea, no caso de Mato Grosso. Esta é uma exigência da União Europeia. Para a manutenção desta habilitação, é preciso o acompanhamento periódico e aprovação na auditoria de acompanhamento”, explica o veterinário e fiscal do Indea, Aruaque Lotufo.

Fonte: Estadão Conteúdo