HomeAgricultura

Parceria mapeia resistência de plantas daninhas a herbicidas

Parceria mapeia resistência de plantas daninhas a herbicidasDados sobre daninhas estão disponíveis na plataforma. Foto: Décio Karam/ Embrapa

MT começa exportar soja com redução de pegada de carbono
Agricultura 4.0 é tema de curso oferecido pela Bayer
Como as mudanças climáticas estão afetando o agronegócio

Pesquisadores da Bayer e da Embrapa estão avaliando sistemas produtivos como estratégias de resiliência para o manejo de plantas daninhas resistentes aos herbicidas. Desde 2017, as atividades estão sendo desenvolvidas em lavouras de milho, trigo, soja, algodão e em pastagens por diferentes regiões.

Os dados coletados foram reunidos em uma plataforma que traz dados espaciais sobre a ocorrência de plantas daninhas. Um dos objetivos  é divulgar e fortalecer o conceito da resistência e dos seus diferentes tipos, para que o produtor entenda como é importante fazer um manejo adequado desse problema.

Além de gerar informações sobre a presença de plantas daninhas em lavouras, o projeto buscou caracterizar os sistemas de produção que contribuem para o manejo de plantas daninhas. O intuito é mostrar ao produtor que, se o investimento em insumos for feito da forma correta, não haverá prejuízos na rentabilidade da lavoura.

O trabalho foi estruturado em ações específicas. A primeira foi o levantamento das espécies existentes e a caracterização da resposta de herbicidas nas populações das plantas daninhas, para detectar a resistência ou não. Em seguida, foram montados experimentos para o desenvolvimento de estratégias de manejo e de prevenção da resistência.

Os trabalhos são realizados em parceria com oito Centros de Pesquisa da Embrapa e a Bayer, em duas áreas no Mato Grosso, duas áreas em Minas Gerais, três áreas no Rio Grande do Sul e duas áreas no Paraná. Participam a Embrapa Algodão, Embrapa Agrossilvipastoril, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Soja, Embrapa Territorial e Embrapa Trigo.

“O objetivo agora é estender a pesquisa por um período maior de tempo para demonstrar, realmente, a diferença dos manejos de plantas daninhas empregados. Queremos mostrar, onde não havia a ocorrência visível da resistência, quanto tempo o produtor irá demorar para perceber o problema na área”, explica o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Décio Karam, líder do projeto.

Para Daniel Nigro, gerente de Soluções Agronômicas da Bayer, o mérito dessa parceria é disponibilizar as informações geradas com os resultados das estratégias de manejo integrado e de mapeamento de forma objetiva e inteligível para o público em geral.

“Queremos divulgar e fomentar as estratégias do manejo integrado de plantas daninhas principalmente no controle da resistência e na evolução da resistência”, revela.

Fonte: Embrapa