HomeEconomia

Sema-MT apresenta novo Sisflora 2.0 em evento nacional

Sema-MT apresenta novo Sisflora 2.0 em evento nacionalA secretária Mauren Lazzaretti em evento sobre sustentabilidade. Foto: Sema-MT

EUA vão financiar pesquisa para reduzir dependência de fertilizantes no País
Da Amazônia ao Cerrado, cacau avança com produção em sistema agroflorestal
Inédito no País, etanol com pegada negativa de CO2 será produzido em MT

O novo Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora 2.0) foi destaque no evento Madeira Sustentável – O Futuro do Mercado, realizado na quarta-feira, 8/3, em São Paulo. Mauren Lazzaretti, secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso e presidente da Associação Brasileira de Meio Ambiente (Abema), apresentou os avanços de Mato Grosso na implementação da rastreabilidade da madeira e fomento ao manejo florestal sustentável.

“Estamos concluindo a implantação do sistema Sisflora 2.0, que traz os requisitos necessários para que a madeira seja efetivamente rastreada, possibilitando que os produtos de base florestal legais ganhem mercado e afastando a ilegalidade do campo. Nosso monitoramento com imagens de satélite dos planos de manejo também contribui para um maior controle do órgão ambiental”, disse.

Com as melhorias implementadas no sistema, a cadeia de custódia passa a ser realidade no Estado. É a garantia de que a madeira que chega ao consumidor final foi retirada de forma legal da floresta. Além do controle real da quantidade de madeira transportada, há mais transparência e possibilidade de auditorias externas e internas.

Lazzaretti apresentou, ainda, a importância do manejo florestal sustentável como responsável por 16% da meta estadual de descarbonização, por meio do Programa Carbono Neutro MT, cujo objetivo é neutralizar as emissões de carbono até 2035. A secretária informou também que o combate ao desmatamento ilegal em Mato Grosso é uma prioridade para o governo local.

“Monitoramos todo o nosso território com imagens de satélite de alta resolução. Com o apoio das forças de segurança, combatemos veementemente o crime ambiental que prejudica não apenas a natureza, mas todos aqueles que produzem dentro da Lei”, finalizou.

Fonte: Sema-MT