HomeAgricultura

Plantio de soja encontra clima favorável no País, diz consultoria

Plantio de soja encontra clima favorável no País, diz consultoriaCentro-Oeste será favorecido pelo aumento da umidade do solo. Foto: Júlio Bogiani/ Embrapa

Frente fria que trouxe chuva e ventos fortes se mantém no sábado em MT
Perdas por eventos climáticos extremos somam US$ 16 mi por hora
Impactos do clima na agricultura reforçam necessidade de expansão do seguro rural, diz Abramilho

De acordo com a consultoria AgRural, mesmo que os últimos dias tenham sido marcados por pouca chuvas em quase todo território nacional, com exceção do Sul e Nordeste, o clima está favorável para o avanço do plantio de soja no Brasil. A semeadura já chegou a 5,2% da área para 2023/24. As informações são do Globo Rural.

As altas temperaturas observadas na segunda metade de setembro, juntamente com a baixa quantidade de chuvas, levaram a uma diminuição significativa da umidade do solo em Mato Grosso do Sul, o que afetou o início do plantio, segundo a Earth Daily Agro, empresa de sensoriamento remoto com uso de imagens de satélites.

No sul de Goiás, as temperaturas máximas estiveram acima da média nos últimos dias, o que aumentou a evapotranspiração e reduziu a umidade do solo. No entanto, a previsão de curto prazo indica uma queda nas temperaturas e um aumento na umidade, o que deve ser benéfico para o plantio da soja.

Em Mato Grosso, o maior produtor brasileiro de soja, a Earth Daily Agro prevê um aumento na umidade do solo nos próximos dias, com índices semelhantes aos observados em 2022. No ano passado, mesmo com um início de plantio abaixo da média, o ritmo se acelerou em outubro.