HomeEcologia

Incêndios florestais se espalham pelo Centro-Oeste

Incêndios florestais se espalham pelo Centro-OesteO incêndio em Bonito (MS) durou cinco dias. Foto: CPA/CBMMS

Mato Grosso lidera registro de queimadas, de janeiro a julho
PPCerrado falha em solução para principal problema do bioma: o desmatamento autorizado
2023 pode ser o ano mais quente já registrado, dizem cientistas

Equipes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso conseguiram controlar no fim da tarde de segunda-feira, 2/10, um incêndio que se estendeu por mais de 4 km de uma área de vegetação e se aproximou da caverna de arenito Aroe Jari, localizada em Chapada dos Guimarães. O fogo começou a se alastrar no domingo, 1/10, de acordo com o G1.

O incêndio começou em um cânion com vegetação densa, num local de difícil acesso, segundo o Corpo de Bombeiros. Estiveram envolvidos no combate às chamas a Defesa Civil e a Sala de Situação Central, em Cuiabá, que faz o monitoramento da área com satélites de alta tecnologia para orientar as equipes em campo.

Fogo em Paiaguás

No Mato Grosso do Sul, os bombeiros  atuam desde o domingo, 1/10, no controle e extinção de mais um incêndio florestal,na região do Paiaguás, no Pantanal. No sábado, 30/9, o foco do incêndio foi identificado em uma propriedade rural. Devido à falta de estradas de acesso, foi considerada inviável a chegada das equipes terrestres para combater as chamas. Por isso o Grupamento de Operações Aéreas do CBMMS foi acionado, segundo o governo do estado.

De acordo com a assessoria de comunicação do governo do Estado, em pouco mais de dois meses em alerta – período que teve início em 17 de julho –, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou em sete grandes incêndios florestais no Mato Grosso do Sul, seis deles em diferentes regiões do Pantanal e um em Bonito, que foi extinto após cinco dias de combate.