HomeProdutividade

Ferramenta vai facilitar confecção e validação do Cadastro Ambiental Rural

Ferramenta vai facilitar confecção e validação do Cadastro Ambiental Rural

Grandes propriedades são as que mais usam CAR para grilagem
Tocantins recebe 155 mil euros da UE para implantar Selo Verde
Reflorestamento com mudas cobre solo acima da meta em MT

Uma iniciativa à altura do gigantismo do agronegócio matogrossense: parceria entre o Governo do Estado e o Instituto Ação Verde para viabilizar uma plataforma automatizada que permite a confecção do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de forma facilitada. O objetivo  é auxiliar quem elabora o pedido com uma plataforma  compatível com as exigências atuais para a confecção do CAR. O Ação Verde vai custear a plataforma e disponibilizar o acesso à pela internet.

“O projeto vai proporcionar a segurança jurídica e avanços na política ambiental de Mato Grosso”, avalia o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.

Segundo o presidente do Instituto Ação Verde, Adilson Valera, o projeto está sendo desenvolvido há alguns anos, e o fruto deste trabalho vai auxiliar o setor produtivo a investir na sustentabilidade. “O ponto forte é você poder visualizar e corrigir os problemas e vai demonstrar tanto para o técnico, para o agricultor, e para os interessados o que ele tem que fazer. Esse cadastro validado é muito importante para alcançarmos mais mercado daqui pra frente”, explica.

Segundo a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, o Estado está em primeiro lugar no país com o maior percentual de cadastros analisados e validados, e é uma prioridade do Governo investir para avançar na regularização ambiental.

“Tudo isso tem um único objetivo, que é aumentar o percentual de cadastros validados. Já somos o Estado com o maior percentual do país, com cerca de 10% dos cadastros analisados validados, mas pretendemos avançar mais nesta agenda que contribui para a implementação do Código Florestal e beneficia toda a sociedade”, afirma.

Estiveram presentes na assinatura André Nassar, presidente da ABIOVE; Rafael Mazon, presidente Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira (Cipem) Adilson Ruiz Valera, presidente Instituto Ação Verde; Alvaro Leite, representante da Federação das Indústrias (Fiemt); e Wellington de Andrade, diretor executivo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

Sistema automatizado

A plataforma que será implementada oferece subsídios técnicos como uma base de dados geográficos, além do sistema automatizado que permite que o CAR já saia com uma análise prévia. Entre as principais vantagens do sistema, o funcionamento em nuvem, na internet; ferramentas de desenho; interage com a base de dados geográficos; o trabalho é feito em etapas, dentro das regras que regem o CAR; o sistema autoanalisa cada etapa e aponta erros.

O CAR é um registro público e obrigatório para todos os imóveis rurais, que possibilita além do controle e monitoramento da atividade produtiva, benefícios aos proprietários que estiverem regulares como financiamento e crédito facilitado e acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).

 

– Fonte: SEMA/MT