HomeAgricultura

Pela produção de alimentos que respeite o meio ambiente

Pela produção de alimentos que respeite o meio ambienteReunião do Observatório do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas. Foto: Mapa

Boas práticas no agro são aliadas no enfrentamento da crise do clima
Parceria na Arábia Saudita mira recuperação de pastagens brasileiras
Para Fávaro, União Europeia precisa respeitar soberania nacional

Na terça-feira, 23/4, aconteceu a 1ª reunião do Observatório do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas do Poder Judiciário, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro marcou presença e ressaltou que a sustentabilidade e a produção de alimentos andam de mãos dadas.

“Não há antagonismo entre a produção de alimentos e o respeito ao meio ambiente, ao contrário, eu digo sempre que o Brasil é esse fenômeno mundial na produção de alimentos porque tem grandes ativos: homens e mulheres vocacionados, máquinas e equipamentos de última geração e tecnologias”, disse Fávaro.

O ministro ainda destacou que a sustentabilidade é a garantia de que o Brasil vai continuar sendo um grande gerador de alimentos.

“Onde há alimentos, onde não há fome, há paz”, comentou.

Isso porque, segundo o ministro, o maior ativo brasileiro para a produção agropecuária é o clima, permitido que o país seja protagonista mundial na produção agrícola.

Fávaro destacou, ainda, que para continuar intensificando a produção de alimentos, não há necessidade de desmatar qualquer área preservada do país, tendo em vista que o Brasil conta, conforme estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Banco do Brasil, cerca de 160 milhões de hectares de pastagens que podem ser convertidos e recuperados, sendo 40 milhões com alta aptidão para a agricultura.

Para o ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Luís Roberto Barroso, é um equívoco a suposição de que haja um antagonismo entre preservação ambiental, preservação da Amazônia e o agronegócio.

“Eles são complementares e interdependentes, e isso é importante que se assinale”.

Barroso ainda salientou que o Brasil já é uma liderança na área do agronegócio e que tem condições de ser uma grande liderança global em matéria ambiental, por várias razões, entre elas a energia predominantemente limpa.

O Observatório do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas do Poder Judiciário (OMA), criado em 2020, tem como objetivo o acompanhamento, a garantia, a promoção e a proteção do meio ambiente no âmbito do sistema de justiça, consolidando-se como um espaço de democratização do Poder Judiciário e de diálogo permanente e qualificado com a sociedade civil.

Durante a reunião, foi debatido o tema Biomas brasileiros: características, principais problemas, diagnóstico e propostas de ação. Especialistas levaram panoramas científicos acerca da Floresta Amazônica, do Cerrado e do Pantanal.

Fonte: Mapa