HomeEcologia

Vinte estados do país e o Distrito Federal estão em alerta climático

Vinte estados do país e o Distrito Federal estão em alerta climáticoTempo quente e seco no Centro-Oeste. Foto: Saul Schramm/ Governo de MS

Previsão aponta chuva abaixo do normal no norte de MT nos próximos meses
72 cidades de Mato Grosso do Sul enfrentam onda de calor
Baixa umidade coloca 70% das cidades de MS em potencial de risco

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou na quinta-feira, 26/9, um aviso de risco iminente de onda de calor para nove unidades federativas: Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, incluindo o Distrito Federal. A previsão indica temperaturas superiores em até 5°C à média histórica para os próximos cinco dias nas áreas afetadas. As informações são da Globonews.

O  Inmet informou ainda que 20 estados e o Distrito Federal estão sob alerta climático. Ontem mesmo, por exemplo, Brasília completou 156 dias sem chuvas, enfrentando um clima seco e quente. Os alertas incluem riscos de onda de calor, baixa umidade e tempestades.

Alívio temporário

O meteorologista Wanderson Luiz explicou que as temperaturas devem melhorar nas próximas semanas.

“Essa época do ano, final de inverno e início de primavera, é comum apresentar índices de umidade baixos, especialmente no Centro-Oeste, com registros em torno de 20%. Quando há ondas de calor e a predominância de ar seco, esses valores se tornam ainda mais frequentes. A Amazônia, nossa principal fonte de umidade, também tem enfrentado um período de secura prolongada. No entanto, a previsão para a primavera indica que, a partir de outubro, a umidade relativa deve aumentar no Norte e Sudeste. Além disso, já temos previsão de chuvas mais volumosas para o Norte do Brasil nesta semana”.