HomeEconomia

Brasil e México abrem mercados para novos produtos agrícolas

Brasil e México abrem mercados para novos produtos agrícolasVisita teve foco no comércio exterior. Foto: Nurivan Mendoza Memije/ MDIC

Documento aponta 12 medidas para erradicar desmatamento no Brasil
Desconto nos juros para produtores de boas práticas deve sair este ano
Agro faz Brasil crescer mais que China no primeiro trimestre

Após dois dias de missão oficial no México, encerrada na noite de quinta-feira (28/8), na Cidade do México, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fez um balanço das conquistas para a agropecuária brasileira no país.

“Finalizamos a nossa missão no México com boas notícias. É um trabalho conjunto que dá resultados e tem tudo para crescer ainda mais as nossas relações”, comentou.

A experiência do Brasil no combate à fome foi um dos temas centrais das agendas no México. O assunto foi tratado durante audiência do ministro com a presidente do México, Cláudia Sheinbaun.

Entre os acordos firmados no país destacam-se, no setor agropecuário, o Memorando de Entendimento entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do México (Sader) para cooperação mútua e a Declaração de Intenções para biocombustíveis.

O Brasil poderá exportar farinhas bovina e suína para o México e autorizou a importação de derivados de atum mexicanos.

Além disso, o governo mexicano se comprometeu com a regionalização, em caso de gripe aviária, para a comercialização de produtos de aves. Mediante a ocorrência da patogenicidade, o protocolo será avaliado em até 10 dias pelo México para restringir às exportações a área de influência da doença.

Também está prevista para os próximos meses auditorias mexicanas para habilitação de novas plantas frigoríficas brasileiras de bovinos, aves e suínos para a comercialização para o México.