HomeEcologia

Artistas lançam vídeo para colocar Pantanal na agenda da COP30

Artistas lançam vídeo para colocar Pantanal na agenda da COP30Vídeo mostra por que áreas úmidas protegem o clima. Foto: Sedec

Amazônia perde 52 milhões de ha e avança para ponto de não retorno
Justiça suspende licenças para obras em áreas úmidas em MT
Mesmo fora do texto final, Pantanal entra no radar global na COP30

Um grupo de artistas — que inclui nomes como Lenine, Ney Matogrosso e Maria Bethânia — uniu forças em um vídeo que pede a inclusão das áreas úmidas, como o Pantanal, nas discussões da COP30. A campanha tem lançamento previsto para esta segunda-feira (20/10).

Liderada pelas entidades SOS Pantanal, Documenta Pantanal e EJF (Environmental Justice Foundation), a mobilização também inclui uma carta aberta sobre o tema, divulgada em conjunto com o material audiovisual.

 

As organizações ressaltam a importância dessas áreas, como o Pantanal – o maior bioma de áreas úmidas do planeta – para a proteção do clima por “estocar mais carbono por hectare do que qualquer outro ecossistema terrestre”. No entanto, o bioma está “desaparecendo rapidamente” devido à combinação de fatores como incêndios, expansão agrícola e exploração predatória.

Como parte da iniciativa, dois espetáculos beneficentes estão programados para ocorrer no Theatro da Paz, em Belém, durante a COP30, Ney Matogrosso se apresenta em 13 de novembro, e Lenine, em 21 de novembro.

 

LEIA MAIS:

Carta alerta sobre vulnerabilidade do Pantanal e pede ação para a COP30