HomeEcologia

STJ pede reavaliação de licença para desmate de 20 mil ha no Pantanal

STJ pede reavaliação de licença para desmate de 20 mil ha no Pantanal

Prefeitura desmata Terra Indígena com apoio do Governo de MT e da Funai
Leis europeias apertam cerco a importadores de produtos ligados a desmatamento no Brasil
Maior banco da França é denunciado por financiar Marfrig em casos de desmatamento

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou que seja realizado um novo julgamento sobre a licença ambiental que permitiu o desmatamento de 20 mil hectares no Pantanal de Corumbá (MS). As informações são do g1.

A decisão do STJ, tomada na semana passada, acolheu um recurso do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) que argumentou que a Justiça estadual foi omissa ao ignorar falhas técnicas graves no licenciamento. A área devastada, localizada na Fazenda Santa Mônica, tem quase dez vezes o tamanho da zona urbana de Corumbá e é considerada um refúgio para aves migratórias.

A autorização contestada, que permitia a supressão de vegetação e a substituição de pastagens nativas em um total de 20 mil hectares, havia sido concedida pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) em 2017.

O MPMS apontou que o TJMS manteve a validade da licença sem analisar integralmente as denúncias de que o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) apresentava falhas, que não houve medidas de compensação adequadas e que havia riscos diretos ao bioma. O MPF (Ministério Público Federal) também se manifestou a favor da reavaliação.

O ministro relator, Benedito Gonçalves, reconheceu a falha e determinou que o TJMS enfrente expressamente “as questões suscitadas” pelo MPMS. O Ministério Público busca agora que o novo julgamento restabeleça a sentença inicial, que anulava a autorização e obrigava a recuperação ambiental da área.

As falhas no licenciamento, segundo o MPMS, incluem o desrespeito a normas do ZEE-MS (Zoneamento Ecológico-Econômico de Mato Grosso do Sul) e a omissão em avaliar os impactos sobre a fauna, flora e os países vizinhos.