HomeMundo

Pressão do agro trava contrapartidas em MT por empréstimo do Banco Mundial

Pressão do agro trava contrapartidas em MT por empréstimo do Banco Mundial

Amazônia em pé vale sete vezes mais, diz estudo do Banco Mundial
Produtores recuperam pastagens e áreas degradadas em Mato Grosso
Fundo Clima terá até R$ 15 bi em parcerias com BID e Banco Mundial

Mato Grosso foi o primeiro Estado da Amazônia Legal a receber uma nova modalidade de empréstimos do Banco Mundial (Bird), cuja meta é aliar sustentabilidade fiscal e ambiental. O Amazonas será o segundo.

Em entrevista exclusiva ao site eco, o líder do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial no Brasil, Renato Nardello, afirma que os Estados têm uma responsabilidade grande no controle do desmatamento, mas sua capacidade de combatê-lo é precária.

“Essa estratégia de apoio aos Estados da Amazônia Legal foi elaborada para termos um pé neste assunto fundamental”, afirma o executivo ao site.

O contrato de US$ 250 milhões assinado com o Mato Grosso, em 2019, termina em dezembro, com as contrapartidas assumidas pelo Estado para acessar o recurso longe de serem cumpridas.

O governo do Mato Grosso teve que adotar uma série de medidas, que iam desde a redução de gastos públicos a compromissos ambientais, como redução do desmatamento e regularização fundiária, além da aprovação do novo Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Incêndios Florestais .

Ás vésperas do término do contrato, porém, os dados mostram aumento do desmatamento anual (chegando a 1.767 km² em 2020) e um número de Cadastros Ambientais Rurais (CAR) de 5,9 milhões em dezembro de 2020, bem abaixo da meta de 20 milhões pretendida.

Outra exigência do Bird não cumprida totalmente foi o aumento da transparência dos dados ambientais, segundo nova reportagem do site “eco” sobre o assunto, publicada nesta quarta-feira, 27/10.

Mesmo mais bem colocado que outros Estados, com a divulgação de cinco informações abertas, Mato Grosso não apresenta dados sobre as Guias de Trânsito Animal (GTA), de acordo com o site, “documento essencial para o controle da cadeia da carne, atividade que responde por 90% das derrubadas na Amazônia”.

De acordo com o Banco Mundial, a obrigatoriedade de oferecer acesso público a informações do CAR é importante para saber se uma propriedade está cumprindo o Código Florestal ao mostrar as porções da terra dedicadas à produção e à preservação ambiental.

A razão para o travamento desses dados, segundo especialistas entrevistados pelo site, é a pressão do agronegócio por manter em sigilo dados que poderiam revelar atividades potencialmente desmatadoras.

“A exposição ampla das GTAs tornaria muito difícil ocultar problemas ambientais. A falta de transparência gera, sem dúvida, um aumento do descontrole do desmatamento”, critica o procurador do Ministério Público Federal, Ricardo Negrini.

O Banco Mundial, segundo Nardello, vê isso com preocupação. “Acho que tem boa vontade, mas às vezes a vontade não é o suficiente”, afirma o executivo, esclarecendo que o cumprimento de metas não é obrigatório, mas um “indicador” a ser acompanhado.

Em nota, o Mato Grosso informou que é o único Estado que está conseguindo reverter a curva do desmatamento e que é referência nacional na implantação do CAR, com 12.6 milhões de hectares já cadastrados e validados até o mês de setembro de 2021. A íntegra da resposta pode ser lida aqui.

Fonte: eco