A previsão climática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para dezembro de 2025 indica um mês de variabilidade hídrica na principal região produtora do país.
No Centro-Oeste, a expectativa de chuva para o mês apresenta um cenário misto: são previstos volumes acima da média em praticamente todo o estado de Goiás, no oeste do Mato Grosso e no leste do Mato Grosso do Sul. Por outro lado, o Inmet prevê chuva abaixo da média na porção central de Mato Grosso e no noroeste do Mato Grosso do Sul.
Em relação às temperaturas, a tendência é de que fiquem acima da média em quase todo o país. No Centro-Oeste, devem prevalecer temperaturas médias acima da climatologia do mês, com maiores elevações no norte e leste de Mato Grosso, assim como na porção central de Mato Grosso do Sul, onde os desvios podem chegar a 1,5 °C acima do normal.
As condições climáticas influenciarão diretamente o agronegócio: a previsão de chuvas e temperaturas acima da média na maior parte do Centro-Oeste tende a favorecer o avanço do desenvolvimento das culturas de soja e milho da primeira safra, que se encontram em fase vegetativa e avançam para o florescimento nas áreas semeadas mais cedo.
Entretanto, em áreas com volume de chuvas abaixo da média, sobretudo no norte de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul, podem haver períodos curtos de restrição hídrica, aumentando o risco de estresse hídrico nas fases iniciais do ciclo, especialmente para lavouras implantadas tardiamente.
Além disso, a combinação de temperaturas elevadas e alta umidade, típica do período, pode intensificar a pressão de pragas e o desenvolvimento de doenças foliares.

