HomeEcologia

Operação Ágata flagra desmate ilegal em APP de Cáceres

Operação Ágata flagra desmate ilegal em APP de CáceresMaquinários sendo removidos durante operação Ágata. Foto: Sema-MT

Produção sustentável de bezerros mantém legado de pecuaristas pantaneiros em MT
Cáceres recebe investimento de programa para produtores de bezerro
Projeto plantou mais de mil mudas em área destruída por incêndios

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Superintendência de Fiscalização (SUF), e o Exército Brasileiro flagraram, durante a Operação Ágata, desmate ilegal em área de preservação permanente em Cáceres (219 km de Cuiabá). Na ação, ocorrida entre os dias 18 e 21 de julho, foram apreendidos dois maquinários,.

Foram vistoriadas três propriedades rurais durante a operação e, em uma delas, foi constatado o desmate ilegal de 83 hectares na planície pantaneira. Para frear o crime ambiental, os dois tratores esteiras, modelo D65, que estavam sendo utilizados, foram apreendidos. A multa ambiental aplicada soma R$ 500 mil.

Durante a operação, também foram vistoriados e inutilizados 20 acampamentos irregulares em área de preservação permanente. Na prática, essas construções servem para abrigar quem pratica desmate ou mineração ilegal.

Operação Ágata

Mato Grosso integra a Operação Ágata Oeste, que une as Forças Armadas e Mato Grosso do Sul, para o combate a crimes transfronteiriços, entre eles tráfico de drogas, contrabando, descaminho, narcotráfico, garimpo e desmatamento ilegais.

Fonte: Sema-MT