HomeAgriculturaagricultura familiar

Guia ajuda agricultores familiares de MT na regularização ambiental

Guia ajuda agricultores familiares de MT na regularização ambientalDocumento aponta caminhos práticos para superar obstáculos. Foto:MDS

Mapa e MDA definem estratégias para fortalecimento do setor
FAO identifica 4 gatilhos para transformar sistemas agrícolas
Prazo de emissão da DAP termina no dia 31 de outubro

Para facilitar a compreensão dos agricultores familiares de Mato Grosso sobre as regras e exigências para regularização ambiental das propriedades, o Instituto Centro de Vida (ICV), com apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS), lançou um novo guia prático.

O “Guia para a regularização ambiental de propriedades da agricultura familiar em Mato Grosso” orienta sobre os principais instrumentos de regularização, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA). O guia também destaca as dificuldades que ainda impedem o avanço da regularização, como questões técnicas, falta de informações claras e baixa adesão ao PRA.

Além disso, o documento sugere caminhos práticos para superar esses obstáculos, como a adoção da Regeneração Natural Assistida (RNA), a expansão dos Sistemas Agroflorestais (SAFs), o uso de ferramentas de sensoriamento remoto e o fortalecimento de parcerias com associações e cooperativas locais.

O material foi elaborado de forma direta e acessível e busca conciliar as exigências legais com as necessidades da produção agrícola de pequeno porte.

“O objetivo do guia é oferecer um material orientativo tanto para agricultores familiares quanto para os profissionais responsáveis pelo assessoramento técnico. É importante existir um material com linguagem acessível e que concilie a regularização com as necessidades da agricultura familiar”, explica Eriberto Muller, gestor de projetos do ICV.

Segundo o ICV, o guia não apenas apoia os agricultores, mas também técnicos e entidades envolvidas na assistência rural, ajudando a garantir que as propriedades cumpram a legislação ambiental sem comprometer a produção.

Além de explicar as etapas do processo de regularização, o guia ensina como alinhar a produção com a conservação. Ele destaca a importância da restauração ecológica como uma oportunidade para aumentar a produtividade e gerar renda, e ressalta o planejamento adequado do uso da terra para evitar novos passivos ambientais.

LEIA MAIS:

Plano Safra dá vantagem para produtor que adota boas práticas

Projeto analisa potencial de Regeneração Natural Assistida no MT

Com agrofloresta, pequeno produtor entra no mercado de carbono

Agroflorestas podem reverter calor extremo e garantir rentabilidade

Sistema agroflorestal pode gerar receita de R$ 260 bi; veja exemplos

Edital garante até R$ 6 mil para agricultores familiares em MT

Está no ar plataforma que dá desconto por boas práticas