Um grupo de artistas — que inclui nomes como Lenine, Ney Matogrosso e Maria Bethânia — uniu forças em um vídeo que pede a inclusão das áreas úmidas, como o Pantanal, nas discussões da COP30. A campanha tem lançamento previsto para esta segunda-feira (20/10).
Liderada pelas entidades SOS Pantanal, Documenta Pantanal e EJF (Environmental Justice Foundation), a mobilização também inclui uma carta aberta sobre o tema, divulgada em conjunto com o material audiovisual.
As organizações ressaltam a importância dessas áreas, como o Pantanal – o maior bioma de áreas úmidas do planeta – para a proteção do clima por “estocar mais carbono por hectare do que qualquer outro ecossistema terrestre”. No entanto, o bioma está “desaparecendo rapidamente” devido à combinação de fatores como incêndios, expansão agrícola e exploração predatória.
Como parte da iniciativa, dois espetáculos beneficentes estão programados para ocorrer no Theatro da Paz, em Belém, durante a COP30, Ney Matogrosso se apresenta em 13 de novembro, e Lenine, em 21 de novembro.
LEIA MAIS:
Carta alerta sobre vulnerabilidade do Pantanal e pede ação para a COP30