HomeEcologia

Brasileiros percebem mudança climática severa, diz pesquisa

Brasileiros percebem mudança climática severa, diz pesquisaSeca é um dos extremos climáticos alarmantes. Foto: Agência Brasil

COP27: Reinserção de pequenos pecuaristas é fundamental para conservação e acesso a crédito
COP 27: Área preservada é ativo financeiro, defende presidente do Imac
Planeta se aproxima de pontos de inflexão de risco para vida humana

De acordo com a pesquisa  “Global Views On Climate Change”, do Instituto Ipsos, 79% dos brasileiros entendem que os efeitos das mudanças climáticas que já vivenciamos são severos. A média mundial é de 57%. As informações foram divulgadas pelo Globo Rural

A pesquisa mostra também que 61% dos brasileiros sentem-se inseguros em relação às mudanças climáticas e preveem piora da situação nos próximos anos. Essa parcela dos entrevistados acredita que será deslocada de suas casas nos próximos 25 anos.

Ainda sobre o País,  a pesquisa também aponta que 47% da população percebe que o governo está trabalhando no combate às mudanças climáticas. Empate técnico com a parcela que pensa o contrário: 46%. A média global é 36%.

A pesquisa entrevistou 24.220 pessoas em 31 países. No Brasil foram cerca de mil entrevistados entre o fim de setembro e o início de outubro de 2023, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais.

Outros países

Dentre os entrevistados sobre a percepção de mudanças severas, a pesquisa mostrou como a população de China (50%) e Estados Unidos (48%). Malásia (41%), Grã-Bretanha (34%) e Suécia (24%) percebe a intensidade.

No quesito insegurança a respeito dos fenômenos, a Turquia (68%) lidera o ranking. A Índia aparece em terceiro lugar com 57%.  Os países menos preocupados são Suécia (21%), Holanda e, Alemanha (ambas com 19%).

Em relação aos esforços de seus governos, China (79%), Tailândia (65%) e Singapura (65%). Japão (19%), Peru (13%) e Argentina (9%) são os mais céticos.