HomeEcologia

Cânion em MT surpreende turistas pela transformação. Saiba qual é!

Cânion em MT surpreende turistas pela transformação. Saiba qual é!Águas azuis atraem milhares de turistas para a região. Foto: Rafael Marques/Secom - MT

Soja avança na Amazônia, mas Cerrado ainda lidera área plantada no País
Agro regenerativo mitiga quebra da safra de soja na Fazenda Roncador
Projeto de Lei pode liberar plantio de soja e outras culturas no Pantanal

O guia de turismo Ailton Junior Moraes ficou surpreso ao testemunhar os impactos da seca no Cânion do Jatobá, localizado em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá. Há um mês, ele decidiu mergulhar nas famosas águas azuis do lago turístico, que tradicionalmente atrai quase oito mil visitantes por temporada, mas a água secou totalmente antes do previsto para o período da seca. As informações são do G1.

Habituado com a mudança de cenário da região, o também guia turístico Francisco de Assis Ramos, explicou que a seca tem diferentes intensidades. Ele registrou em imagens a diferença.

“Esse é um processo normal da natureza, mas com variações de um ano para outro. Esse ano ele secou um pouco mais cedo. O ano passado tivemos uns 15 dias sem água no mês de agosto, já teve ano que ele não secou, e anos como agora que secou totalmente”, afirmou.

De acordo com Ramos, por ser de arenito e com formação em placas, a água continua passando, mas com uma profundidade maior.

Cânion totalmente seco. Foto: Ailton Junior Moraes/ Reprodução

A atração

A partir de 2017, o Cânion do Jatobá passou a receber a visita de turistas, transformando-se em um dos pontos turísticos mais populares dentro do Parque Serra de Ricardo Franco. O período de maior movimento de visitantes vai de dezembro a junho.