HomeEcologiaAgricultura

Soja avança na Amazônia, mas Cerrado ainda lidera área plantada no País

Soja avança na Amazônia, mas Cerrado ainda lidera área plantada no PaísÁrea no Brasil cresceu quatro vezes. Foto: Agência Brasil

Lideranças querem criar “agenda da Amazônia” para próximo governo
Territórios indígenas são principais áreas preservadas no Brasil, diz pesquisa
Neste 5 de setembro é dia de celebrar a grandeza da Amazônia

Por André Garcia

Na Amazônia, a soja avançou significativamente nas últimas duas décadas, passando de cerca de 1 milhão de hectares para 7 milhões de hectares. Apesar do crescimento, o Cerrado lidera a área da oleaginosa no Brasil, com 48% do total, aproximadamente 3,3 vezes mais do que a área de soja na Amazônia.

Os dados são do MapBiomas e mostram que nas últimas quatro décadas a área de cultivo de soja no Brasil aumentou quatro vezes, passando de 8,3 milhões para 35 milhões de hectares.

O crescimento faz parte do aumento total de 41,9 milhões de hectares na área de cultivo agrícola no país, que agora totaliza 61 milhões de hectares.

De acordo com o levantamento, a conversão direta de vegetação nativa para a agricultura permaneceu relativamente constante ao longo de 38 anos, com uma tendência de declínio entre 2018 e 2022.

As novas áreas de cultivo estão concentradas na AMACRO, Pampa e Matopiba, como já mostrado pelo Gigante 163, uma das principais fronteiras de expansão da atividade.

Além disso, segundo o MapBiomas, a maioria (72,7%) dessas áreas foi convertida de terras já usadas para atividades humanas, principalmente áreas de pastagem.

Outras culturas

As culturas perenes, como café, citros e dendê, triplicaram em área entre 1985 e 2022, passando de 800 mil hectares para 2,4 milhões de hectares no ano passado. O café continua sendo o líder, com 1,3 milhão de hectares em 2022. O cultivo de citros cresceu desde a década de 1990, chegando a 228 mil hectares em 2022.

O dendê, mais presente no Norte do país (nos estados do Pará e Roraima), expandiu-se especialmente a partir de 2012, passando de 48 mil hectares para 180 mil hectares.

A silvicultura também cresceu notavelmente, aumentando seis vezes entre 1985 e 2022, indo de 1,5 milhão de hectares para 8,8 milhões de hectares, com destaque para o bioma Pampa, onde cresceu 17 vezes, alcançando quase 1 milhão de hectares em 2022.

LEIA MAIS:

Latifúndios concentram desmatamento em propriedades privadas no Cerrado

Plantio de soja encontra clima favorável no País, diz consultoria

Soja sustentável terá investimento de mais de R$ 200 milhões

75% da soja da Amazônia e do Cerrado tem indício de crimes ambientais

Fim do vazio sanitário: clima exige cautela para safra de soja 23/24

Estiagem pode prejudicar plantio de soja no Centro-Oeste; veja previsão