HomeEcologia

Como fica o fim de semana na quarta onda de calor do ano?

Como fica o fim de semana na quarta onda de calor  do ano?Estados do Centro-Oeste enfrentam muito calor. Foto: Bruno Rezende/ Governo de MS

Verão sem fim: veja como a temperatura está longe do normal
Cresce expectativa de ampliação do Fundo Amazônia
Extremos climáticos geram perdas de R$ 287 bi no agro brasileiro

No fim de semana que marca a quarta onda de calor de 2024, as temperaturas devem ficar acima dos 30°C em todas as capitais brasileiras, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Todo o Centro-Oeste terá calor acima da média.  Em Cuiabá, a máxima pode chegar aos 37°C. As informações são do G1.

A Climatempo explica que a onda de calor é resultado da atuação de uma área de alta pressão, que age como uma barreira conhecida como bloqueio atmosférico. O sistema impede a chegada de frentes frias no Centro-Oeste, mantendo o ar seco e quente e elevando as temperaturas nos próximos dias, pelo menos até 2/5, quinta-feira.

A sexta-feira, 26/4, em todos os Estados do Brasil Central será de temperaturas mais elevadas e tempo seco no Mato Grosso do Sul e em Goiás. O norte do Mato Grosso poderá ter chuvas isoladas ao longo de todo o dia e temperaturas acima dos 30ºC, noticiou O Globo.

“Boa parte do Centro-Oeste se encontra sob o anticiclone que continua atuando em altos níveis e realizando um bloqueio atmosférico e mantendo uma massa de ar quente e seca atuando na região. Mas vale dizer que na periferia dessa massa existe possibilidade de chuva, então, o estado do Mato Grosso pode ter chuvas isoladas nesta sexta”, explicou meteorologista Andrea Ramos, do Inmet.