HomeEcologia

Estudo aborda a morte de 17 milhões de animais no Pantanal em 2020

Estudo aborda a morte de 17 milhões de animais no Pantanal em 2020Estudo apresenta propostas sobre conservação da fauna do bioma. Foto: ICMbio

Governo conclui concessão do Parque da Chapada dos Guimarães
Parque de Chapada é concedido à iniciativa privada por R$ 926 mil
Justiça nega recurso da MT Par para assumir Parque da Chapada

No dia 23/4, terça-feira, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vai promover o evento Diálogo sobre Manejo Integrado do Fogo e Incêndios no Pantanal, no Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá (MT). A  programação começa às 9h com as boas-vindas do presidente do ICMBio, Mauro Pires. O evento é aberto ao público e à mídia. Saiba mais aqui. 

O encontro vai tratar das ações de prevenção e controle dos incêndios florestais tanto no entorno quanto dentro das unidades de conservação federais, como o Parque Nacional do Pantanal e o Parque Nacional das Chapada dos Guimarães. 

Na ocasião, serão apresentados os resultados da pesquisa realizada sobre os grandes incêndios no Pantanal ocorridos em 2020. O levantamento revelou que naquele ano houve a morte de 17 milhões de animais vertebrados. Esse trabalho envolveu pesquisadores da Embrapa Pantanal, do ICMBio, do Ibama, do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), da Universidade do Mato Grosso (UFMT), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Fundação Meio Ambiente do Pantanal, do Instituto Smithsonian (dos Estados Unidos), e de outras instituições. 

As discussões acerca do tema principal serão conduzidas pelo Dr. Christian Berlinck, servidor do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros, e pelo Coordenador de Manejo Integrado do Fogo, João Paulo Morita. Após o intervalo, os participantes terão a oportunidade de conhecer detalhes sobre a parceria entre o ICMBio e o Serviço Florestal dos Estados Unidos, que promove projetos voltados para o Manejo Integrado do Fogo. 

Por fim, será apresentado o Projeto de Lei Federal (PL 11.276/2018 da Câmara dos Deputados) que aborda o Manejo Integrado do Fogo. A autora do projeto na Câmara Federal, a ex-deputada federal Rosa Neide, vai comentar os avanços e desafios da proposta. 

Fonte: ICMBio