HomeEcologia

Maioria dos animais silvestres resgatados em MT está em extinção

Maioria dos animais silvestres resgatados em MT está em extinçãoTrabalho de resgate de uma onça-pintada no Estado. Foto: PMMT

Polícia ambiental embarga área por desmate ilegal em MT
Brasil já registrou mais de 154 mil focos de calor este ano
Assinado acordo para conter desmatamento na Amazônia

Cerca de 60% dos animais silvestres resgatados em Mato Grosso são de espécies ameaçadas de extinção. Alguns exemplos são macaco-prego, lobo-guará, cachorro-vinagre, gato-dos-pampas, onça-parda e onça-pintada. Além disso, 10% delas são característicos do Pantanal. As informações são do g1.

Nos últimos cinco anos, segundo o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Animal (BPMPA), o Estado registrou mais de 5,4 mil resgates. Desse total, 814 animais morreram. Entre 2018 a 2022, o número de resgates aumentou em 29%. Até fevereiro deste ano foram registradas 184 ocorrências pelo Recinto de Animais Silvestres da corporação. A maior parte delas é por atropelamentos.

Os animais resgatados costumam sair de seus habitats em busca de um ambiente que lhes ofereça alimentos, água e abrigo, segundo a bióloga Jessica Rhaiza Mudrek.

“Quando uma rua ou rodovia é contraída e corta a vegetação, é comum que eles atravessem para buscar mais recursos e é quando acontecem a maior parte dos acidentes. Além disso, é normal que, em épocas de chuva, aumente o número de animais resgatados”, explicou.

A bióloga revelou que a melhor forma de evitar os atropelamentos é estimular a mudança de comportamento dos motoristas.

“É necessário a conscientização dos motoristas em relação ao excesso de velocidade e que tenham mais atenção em áreas de vegetação, onde há maior chance disso acontecer. Seria essencial a instalação de passagens de fauna, que é um recurso importante para a redução desses acidentes”, disse

O BPMPA revelou que os animais resgatados são submetidos à triagem e passam por avaliação clínica. Eles ficam em observação e recebem tratamento. Posteriormente, se apresentarem condições de sobrevivência, são devolvidos à natureza.

Faça sua parte

Ao encontrar um animal silvestre, entre em o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Animal pelo telefone (65) 99920-7939 ou por meio do Corpo de Bombeiros, pelo 193.