HomeEcologia

Parque de Chapada dos Guimarães tem novo processo de licitação

Parque de Chapada dos Guimarães tem novo processo de licitaçãoParque possui 32.630 hectares e abriga paisagens únicas. Foto: Wikimedia Commons

60 municípios de MT ganham reforço no combate aos incêndios
BNDES prorroga suspensão de novos financiamentos da safra até dia 15
Incêndios no Pantanal devastaram 258 mil hectares em duas semanas

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou um novo edital para a concessão do Parque Estadual de Chapada dos Guimarães, após a suspensão da primeira licitação pelo TCU devido a irregularidades na concessão do contrato. O novo edital vai selecionar um concessionário para administrar o parque no Mato Grosso. As informações são do G1.

O novo edital estipula um valor estimado de R$ 57.939.568,25 para investimentos obrigatórios ao longo da concessão, que terá a duração de 30 anos. O documento estabelece que a sessão pública para a entrega dos envelopes com as propostas dos interessados ocorrerá no dia 12 de dezembro deste ano, no Centro Histórico de São Paulo.

Entenda o caso

O governo do Estado, por meio da autarquia MT Par, buscou assumir a gestão do parque durante a primeira licitação, o que levou o caso a ser judicializado e analisado pelo TCU. O TCU apontou que o processo de licitação apresentou irregularidades, pois não ficou claro por que o ICMBio não analisou os documentos da MT Par. Isso resultou na suspensão dos atos decorrentes da concorrência até uma deliberação posterior do tribunal.

Em março, a Justiça rejeitou o recurso do governo estadual para assumir a gestão do parque através da MT Par, alegando que as propostas da autarquia não foram suficientemente justificadas e faltavam documentos necessários. No entanto, o governo estadual apresentou uma proposta de investimento de mais de R$ 200 milhões para a gestão do parque.