HomeEconomiaPecuária

Arroz é alternativa viável para reduzir custos de produção de aves e suínos

Arroz é alternativa viável para reduzir custos de produção de aves e suínosArroz tem qualidade nutricional e beneficia a carcaça. Foto: Embrapa

Produção de grãos atinge recorde na safra 21/22, com 271,2 milhões de t
Estudo da Embrapa quantifica emissão de metano em arroz irrigado
Com baixa liquidez, preço de arroz segue enfraquecido, diz Cepea

Uma ótima notícia para os suinocultores e avicultores brasileiros que estão lidando com preços elevados devido à crescente valorização do milho e da soja. Estudos da  Embrapa Suínos e Aves  mostraram que, do ponto de vista nutricional, o arroz pode complementar ou substituir o milho na dieta dos animais, além de beneficiar a qualidade da carcaça e ser uma boa fonte de energia.

O excesso de oferta de arroz no mercado interno (superavit de 600.000 a 800.000 toneladas na safra 2020/2021) sustenta a viabilidade do uso do grão para baratear o custo da alimentação de suínos e aves, que atualmente respondem por cerca de 70% da 80% dos custos de produção nas duas atividades.

Para isso, o Brasil precisa investir em logística para garantir a viabilidade da alternativa de alimentação animal.

A questão mais importante em torno do uso do arroz no momento é, de fato, reforçar o debate sobre a criação de mecanismos para tornar permanente a oferta de alimentos alternativos para alimentação animal”, afirma o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves,  Dirceu Talamini , especialista em questões relacionadas aos custos de produção de suínos e aves.

Até que ponto o arroz ajudará a reduzir esses custos e a confiança de que a suinocultura e a avicultura consumirão todo o excedente de arroz ainda não estão claros. No entanto, a partir do final de 2021, os três setores certamente compartilharão preocupações e trabalharão em sinergia.

Fonte: Embrapa