HomeEconomia

Classe média rural será foco de políticas públicas para a agricultura

Classe média rural será foco de políticas públicas para a agriculturaTema foi debatido em reunião ministerial na segunda-feira. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

População ocupada no agronegócio chega ao maior número desde 2015
Medida Provisória de socorro a agronegócio pode liberar R$ 1,2 bilhão
Exportação do agronegócio cresce 57,5% em janeiro e bate recorde

A classe média rural deve ser beneficiada por novas políticas públicas do Governo Federal. Na apresentação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura (MDA), nesta segunda-feira, 3/4, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre o interesse em focar nesta parcela do setor, abrindo uma nova frente de diálogo.

“Ele disse que gostaria de abrir a elaboração de políticas mais focadas na agricultura para um público intermediário, porque, historicamente, temos dialogado muito com os dois extremos, ou com o pequeno agricultor, com o assentado, ou com o agronegócio”, disse o ministro da Casa Civil Rui Costa, ao falar com jornalistas sobre a reunião.

De acordo com o ministro, Lula avalia que o governo atende bem os pequenos agricultores e os grandes produtores do agronegócio, mas não aqueles que estão no meio do caminho. Portanto, a ideia é formular políticas para agricultores cujas terras tenham entre 50 hectares e 150 hectares.

“E o governo federal precisa enxergar esse pequeno, médio produtor, que não está enquadrado dentro da categoria de agricultor familiar. É um segmento que tem um número expressivo e crescente de produtores e que o governo precisa lançar um olhar especial, e até aqui isso não tinha sido visto”, reforçou.

Melhor avaliado entre a parcela de menor renda da população, Lula tem mostrado preocupação em melhorar sua aceitação entre a classe média e deve focar nela nas próximas ações de governo, após esforço inicial para relançar ou fortalecer programas na área da assistência social, como o novo Bolsa Família.

LEIA MAIS:

Com Dilma no Brics, governo aspira crédito mais barato ao agro

Produtor que desmata passa a ter financiamento bloqueado

Mapa quer ampliar financiamento privado ao agro

Boletim mostra crescimento das finanças privadas no agro