HomeEcologiaEntrevista

Chuva do verão não foi suficiente para repor água no solo

Chuva do verão não foi suficiente para repor água no soloBaixo volume de chuvas ameaça o Pantanal e áreas de cerrado. Foto: CNA

Substituição de florestas por pastos muda o clima na Amazônia
Fevereiro será quente e chuvoso no Brasil, diz Inmet
Goiás decreta estado de emergência em 25 municípios por estiagem

As chuvas do último verão, que terminou no dia 20 deste mês, não foram suficientes para repor o estoque de água no solo em parte do país. É o que aponta o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia.

Segundo o órgão, a estação foi bastante chuvosa no Amazonas, sudoeste do Pará e também nos estados do Maranhão e Piauí.

Mas, o volume de chuva foi abaixo do esperado na estação, o que ameaça o Pantanal e áreas de cerrado no norte de Mato Grosso, Rondônia, e parte do Acre e do Pará. Nesses locais, choveu 200 milímetros em dezembro e janeiro deste ano, quando a média para o período é entre 500 e 700 milímetros.

Com o volume de água insuficiente para recuperar o estoque hídrico do solo, castigado por secas e incêndios florestais intensos dos últimos dois anos, já se registra perda de folhas em áreas de floresta na Amazônia e Pantanal, e de queda na produtividade de grãos.

Outro local que chama a atenção é o Rio Grande do Sul. Em maio do ano passado, uma enchente histórica causou inundações em várias cidades gaúchas. Mas, choveu pouco no último verão, e o oeste do estado já enfrenta seca moderada.

Outra região onde o volume de chuva foi abaixo do esperado, nos últimos meses, é a porção central do Nordeste, passando pelo Espírito Santo até o norte de Minas Gerais.

Fonte: Agência Brasil